Telêmaco Borba está entre as cinco cidades do Paraná que vai receber a construção do “Condomínio da Melhor Idade”, do Programa Morar Bem Paraná do Governo do Estado.

A licitação está programada para o dia 19 de dezembro e vai contemplar o município com uma unidade com 40 casas de aproximadamente 40 metros quadrados projetadas para atender idosos.

O investimento é do R$ 5 milhões viabilizado pelo Governo do Estado, por meio da Cohapar. A Administração Municipal, providenciou a documentação necessária para que o município fosse contemplado com o benefício.

O Programa Morar Bem Paraná – Terceira Idade tem o objetivo atender o público idoso no Estado com empreendimentos habitacionais diferenciados, onde os beneficiários poderão de forma definitiva ou temporária desfrutar de um local digno, salubre, dotado de itens compatíveis às suas necessidades e anseios, visando propiciar aos idosos uma vida mais alegre, saudável e menos solitários, por meio da prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer.

As unidades terão formato de condomínios fechado horizontais, com unidade adaptadas, composta por um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda.

Infraestrutura de lazer completa com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas, pista de caminhada e quiosques para jogos de tabuleiro e carteado.

As moradias terão espaços comuns adaptados às necessidades físicas dos residentes (portas mais largas, barras de apoio, áreas com fácil acesso, ventilação cruzada e adequação dos pisos).

O projeto prevê ainda ambulatório, guarita com dormitório e sistemas de geração de energia solar, captação de água, implantação de poço artesiano (se tiver viabilidade).

A área destinada para o Programa fica no São Silvestre, terreno da Cohapar.

Para o prefeito Dr. Marcio Matos, o Programa visa atender as demandas dos idosos do município garantindo uma moradia digna, com segurança e conforto, além de áreas adequados para atividades esportivas e lazer, tudo reunido num mesmo espaço. “Estamos felizes, porque nossos idosos merecem respeito e cuidados especiais”, finalizou.