Partindo do eixo Convivência Social – capacidade de promover e participar do território o CCA – Centro de Convivência do Adolescente trabalhou na semana de 12 a 16 de março com o Tema: Nossa cidade – Dia do Município.

A proposta das atividades, explica a coordenadora do CCA, professora Luciandréa Camargo, objetivaram que os adolescentes pudessem conhecer e valorizar a cidade onde vivem, perceber a importância do exercício do seu papel de cidadão na busca de melhorias bem como reconhecer-se como membro desse contexto.


A turma de adolescentes 12 e 13 anos participaram de contação de história, resgatando o histórico da cidade de Telêmaco Borba, refletindo sobre a historicidade como processo que se renova a cada dia, finalizando com a confecção de maquetes da cidade, desta forma estimulando a criação, a experimentação, a observação, a curiosidade e as descobertas.


Enquanto que a turma de adolescentes de 14 e 15 anos foram estimulados a pensar o papel como cidadão de forma a criar um espaço de convivência que propicie interações espontâneas e desprovidas de preconceitos, compreender sobre o bairro em que o CCA está inserido, o Jardim Bandeirantes. Foi promovido um piquenique na pracinha do bairro e a presença da vice-presidente da Associação de Moradores, Eliane Cunha, para um bate papo com os adolescentes. Foram abordados assuntos como a criação do bairro, comercio existente, espaços explorados, moradias e moradores, oferta de educação e lazer, as melhorias já implantadas e as demandas que ainda carecem o bairro.


Finalmente a turma de adolescentes de 16 e 17 anos foram convidados a refletir como podem contribuir para com o município e em contrapartida usufruírem dos benefícios, conhecer as áreas de atuação profissionais que a cidade oferta tais como setor madeireiro, artesanato, comércio, entre outros, sobre empresas que apoiam os jovens na inserção ao mercado de trabalho em seu primeiro emprego, encerrando com a confecção de um curriculum vitae.


A semana foi concluída com uma viagem pedagógica ao Parque Histórico de Carambeí, para que os adolescentes pudessem conhecer o espaço e estabelecer comparações, aprender sobre a importância da valorização e preservação de memórias, entender como se dá o processo migratório de uma cidade e suas interferências e impactos diretamente no crescimento e evolução de uma cidade. Em paralelo aconteceram os Projetos: Vôlei, Horta de Chás, Quem Luta não briga, Futsal e Religiosidade.

Foto – Adolescentes do CCA em visita ao pedagógica ao Parque Histórico de Carambeí, entender como se dá o processo migratório de uma cidade.

Faça seu comentário!