Com o objetivo de resgatar os como verdade, honra liberdade, responsabilidade, justiça, solidariedade, honestidade, valores não aqueles professados pela boca, mas de forma efetiva praticados no dia a dia, o Centro de Convivência do Adolescentes, de 4 a 8 de dezembro organizou atividades com o tema Natal.

Os trabalhos com os adolescentes começaram com uma reflexão sobre o ano de 2017, seus pontos positivos e negativos e as projeções para 2018. Essa ação finalizou com a produção de uma carta ao Papai Noel. As cartas elaboradas foram colocadas em uma lareira para adoção. Todas as 50 cartinhas foram adotadas.

Para os adolescentes de 12 e 13 anos (Turma 1), a ação objetivou o conhecimento sobre o histórico do Natal, símbolos, importância do trabalho em equipe e valores.

Os adolescentes de 14 e 15 anos (Turma 2), tiveram atividade para despertar o amor ao próximo e solidariedade com atividades que envolvessem o coletivo, reconhecer a importância dos valores humanos no desenvolvimento pessoal e social, refletir de maneira crítica sobre os valores praticados ou não, em diversas ocasiões em nossa sociedade.

Para os adolescentes de 16 e 17 anos (Turma 3), as atividades foram direcionadas para que entendessem o verdadeiro sentido do Natal e o amor ao próximo com suas perfeições e imperfeições.

Para isso foi feita contação de estórias, apresentação de vídeos, produção de um Papai Noel para ser colocado junto com as cartinhas e Cine Fórum com o filme Desejo de Natal para as turmas 1 e 2. Na turma 3, os adolescentes fizeram a decoração da sala, reprodução de vídeos sobre o tema, produção de um Papai Noel, dinâmicas, amigo secreto e o filme Estarei em casa para o Natal.

Os adolescentes também participaram de atividades extras (vôlei, futsal, CCJ, lutas).

O encerramento da semana foi em parceria com o Projeto Movimento Pulsar, que de ofertou aos adolescentes e familiares um momento de união, confraternização, reflexão sobre valores na família. Foi servido um coquetel e distribuído presentes.

Os “Adolescentes Destaque 2017”, escolhido pela frequência e disciplina/comportamento, receberam presentes. As meninas que completaram 15 anos também foram presenteadas. As famílias ganharam uma cesta de Natal.

A coordenação do CCA agradeceu a todos os colaboradores pela contribuição no Natal dos adolescentes do Centro.