A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Liberdade Cidadã, realiza acompanhamento às famílias dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Internação e Semiliberdade.

 

Diante do fato de que as unidades de Internação e de Semiliberdade que recebem os adolescentes oriundos de Telêmaco Borba estão localizadas em outros municípios, como Ponta Grossa, Londrina, Curitiba, Laranjeiras do Sul, Umuarama, Cascavel, entre outros, torna-se necessário o acompanhamento aos familiares, através do CREAS. O acompanhamento se dá por meio de atendimentos individualizados ou grupais, de encaminhamentos à rede de serviços e do estabelecimento de redes de suporte e de apoio, principalmente no tocante ao fortalecimento dos vínculos familiares.

A demanda de atendimento do CREAS se caracteriza pela complexidade dos casos, via de regra, assinalados por violação de direitos, situações de violência, fragilidade dos vínculos familiares e comunitários e afastamento de membros do convívio familiar por medidas socioeducativas, entre outras problemáticas. Assim, tornou-se necessário pensar e desenvolver ações que ultrapassassem os limites institucionais, através da atuação articulada com a rede comunitária, para a ampliação do universo informacional e o fortalecimento do grupo.

Ao passo que as famílias são fortalecidas em seu papel protetivo e social, contribui-se significativamente para a redução da reincidência dos agravos que provocam a vitimização, agressão e violações, promovendo o empoderamento e a potencialização da capacidade de seus membros. Da mesma forma, possibilita o fortalecimento da autoestima, da autonomia, do protagonismo, da participação e capacidade de proteção das famílias, indivíduos e comunidades.

Assim, além dos atendimentos, a equipe técnica do CREAS, em parceira com o Studio Workout e com a Esmalteria de Luxo, desenvolveu nos meses de agosto e setembro ações específicas de fortalecimento da autoestima e do autocuidado com as mães dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Internação e Semiliberdade.

No mês de agosto, o grupo participou de aula de treinamento funcional e dança e, além das atividades práticas, foram repassadas orientações e ensinamentos que podem e devem ser utilizados no cotidiano para melhoria da qualidade de vida. Já, no mês de setembro, para finalizar o ciclo de encontros, o grupo pôde receber cuidados estéticos, com os serviços de manicure, pedicure, corte de cabelo, depilação e designer de sobrancelhas.

Ações neste sentido são necessárias para o fortalecimento do trabalho já desenvolvido, para a ampliação das possibilidades de enfrentamento das problemáticas, bem como, maior envolvimento junto à comunidade.

Foto - A equipe técnica do CREAS, em parceira com o Studio Workout e com a Esmalteria de Luxo, desenvolveu ações específicas de fortalecimento da autoestima e do autocuidado com as mães dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Internação e Semiliberdade.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba