Para acolher a população em situação de rua e diminuir o impacto do frio, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vem tomando algumas providências.

Na quinta-feira (18), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Samuel Klabin com o apoio da Defesa Civil intensificou o Serviço Especializado em Abordagem de Rua realizando. O trabalho está sendo feito de forma contínua, de segunda a domingo, com atendimento 24 horas.

O Serviço pode ser acionado pela população nos telefones (42) 99938-6846 ou (42) 3904-1503, ambos podem ser utilizados pelo aplicativo de mensagens whatsapp.

O Serviço Especializado em Abordagem de Rua tem o objetivo a busca ativa, identificação, atendimento, acompanhamento e intervenções com a população em situação de rua ou trânsito no município.

Entre as principais intervenções realizadas pela equipe de abordagem, estão a orientação, oferta e encaminhamento do usuário em situação de rua para o Albergue Municipal. A ação também entrega roupas, agasalhos, cobertores e alimentação para aqueles que se recusam a utilizar os serviços do albergue.

As equipes, além do atendimento pontual na identificação das pessoas em situação de rua, fazem orientação, bem como o encaminhamento do usuário aos serviços socioassistenciais disponíveis, para auxiliar a pessoa no processo de saída das ruas, como encaminhamento para comunidades terapêuticas, para tratamento clinico de álcool e drogas, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), retomada dos vínculos familiares.

 

ALBERGUE

A SMAS é responsável pelo Albergue Municipal, serviço realizado pelo CREAS Samuel Klabin, e apresenta como objetivo principal, garantir acolhida a itinerantes que estejam de passagem pelo município, bem como a moradores e pessoas em situação de rua do município, e que se encontram em atendimento/acompanhamento pelo serviço.

O Albergue Municipal está na Rua “O Brasil para Cristo”, nº 62 – Centro. São ofertados no serviço todos os dias da semana, de maneira ininterrupta: café da manhã, almoço (marmitex), café da tarde e jantar. Além das refeições e pernoite, o serviço ainda disponibiliza aos usuários roupas limpas e chuveiros para banho.

A SMAS solicita à população do município para que, além das situações de pessoas em situação de rua, no caso de identificar famílias em situação de vulnerabilidade e que apresentem necessidade de agasalhos e cobertores entre em contato com os CRAS – Centros de Referência de Assistências Social, nos telefones (42) 3904-1556 (CRAS Monte Alegre),  3904-1561 (CRAS Cidade Nova), 3904-1643 (CRAS Rio Alegre).

Faça seu comentário!