A Lei Maria da Penha foi o tema da palestra direcionada às famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF).

Organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Monte Alegre), a palestra foi ministrada pela escrivã “ad hoc”, Isabelle Guimarães, da 18ª Delegacia de Polícia Civil de Telêmaco Borba, e teve a participação de 20 pessoas.

A palestra chamou atenção para as formas de violência contra a mulher, trazendo reflexões sobre as violências que muitas vezes são normalizadas ou não identificadas no início, como xingamentos, aumento de tom de voz por parte do parceiro, agressão contra objetivos, as quais podem evoluir para violências mais graves. Por isso, a importância de saber identificar e impor limites.

A palestrante apresentou informações acerca do fluxo para registro de Boletim de Ocorrência quando se trata de violência contra a mulher, solicitação de medida protetiva, entre outras questões pertinentes a este trâmite, destacando como avanço que hoje este atendimento é realizado por uma mulher.

O objetivo da Patrulha Maria da Penha foi também explicado pela palestrante. A Patrulha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes, baseadas na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Isabelle reforçou ainda a importância das participantes multiplicarem a informação, para ajudar mulheres que podem estar sofrendo algum tipo de violência. As denúncias podem ser feitas a Central de Atendimento à Mulher pelo “Ligue 180”.

A atividade da Secretária Municipal de Assistência Social (SMAS) foi para celebrar o mês alusivo à mulher. Outra atividade comemorativa às mulheres foi a Mostra Cultural “Mulheres que Inspiram” e ao Fórum Municipal da Mulher.

PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Através do acompanhamento, buscando prevenir situações de violência, por meio da orientação, informação e ações.