As conquistas e as lutas das mulheres ao longo do tempo foram os destaques da abertura da "Mostra Cultural - Mulheres que Inspiram" realizada na quarta-feira (8), no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, em comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de Março).

A "Mostra Cultural - Mulheres que Inspiram" traz uma exposição de fotos com mulheres do município que desempenham um papel importante na sociedade, usualmente ocupado por homens e a exposição dos marcos históricos conquistados pelas mulheres e ficará aberta a comunidade durante todo o mês de março.

Como exemplo em 1827 as meninas conquistaram o direito de frequentar a escola. Em 1879, as mulheres têm acesso a faculdade. O primeiro partido político feminino foi criado em 1910 e, em 1932 conquistam o direito ao voto.

A primeira pílula anticoncepcional chega ao mercado em 1960. Em 2006 é sancionada a Lei Maria da Penha e em 2015 a Lei do Feminicídio.

A secretária municipal de Educação Rosimeyre Siqueira Carneiro destacou a força que cada mulher tem dentro de si. “Precisamos despertar essa força na busca de objetivos para buscarmos cargos mais altos e o lugar que merecemos. Não desacreditemos da nossa força”, enfatizou.

Não desistir dos sonhos, foi a mensagem da única vereadora de Telêmaco Borba Elis Saldivar. Ela destacou o momento especial e incentivou as mulheres a participar da mais da política.

O evento foi realizado em dois momentos. Pela manhã, a solenidade de abertura da Mostra e a tarde foi realizado o I Fórum Municipal da Mulher com a palestrante Ane Cruz, da Empresa Xaraés Consultoria e Projetos, que abordou as questões específicas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), bem como dados de violência contra a mulher.

Após a palestra, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) conduziu o processo de eleição do segmento não governamental para a composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

A vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo, falou da importância dos dois momentos. O primeiro para lembrar a luta e as conquistas das mulheres, e o segundo a criação do CMDM que é mais uma ferramenta de proteção para a mulher e para a criação de políticas públicas específicas para as mulheres. Rita enfatizou que a conquista das mulheres foi através de muita luta, coragem e resiliência. “O que é natural para os homens para as mulheres tem que ser com luta”, reiterou.

Ao mencionar a força da mulher, o secretário municipal de Assistência Social Cleverson Santos Silva, salientou o aprendizado na Pasta que é composta 90% por mulheres. “Eu aprendo todo dia com elas, e me tornei uma pessoa melhor com essa convivência”, afirmou. Ele também pediu as participantes que divulguem a Mostra que ficará aberta ao público até o final do mês.

O prefeito Dr. Marcio Matos falou da sensibilidade da mulher e as desafiou a se integrarem na vida pública. “Hoje o País respeita mais a mulher, mas nós precisamos de mais mulheres na Câmara de Vereadores”, acrescentou. O prefeito lembrou que as secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social são as que tem mais mulheres no quadro de serviços.

Outra ação comemorativa a data programada será a distribuição de placas informativas com frases de empoderamento às mulheres. Essas placas serão fixadas em espaços públicos (Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Praça do Cruzeiro (Praça 29 de março), Praça da Família e sede da Prefeitura de Telêmaco Borba).

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com apoio do setor de relações com a comunidade da empresa Klabin.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foi autorizado pela Lei nº 2.436/2022, e nesta quarta-feira (8) fez a eleição para a composição paritária por órgãos governamentais, usuários da política de atendimento e organizações da sociedade civil.

Conforme apuração de votos, como entidade foram eleitas a Associação das Pessoas com Deficiência de Telêmaco Borba (Atitude) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ambas com vinte e sete votos; como usuárias da política Mariana Ciminelli Maranho e Thais Cristina Almeida Siqueira, ambas com dezoito votos, Melissa Maiaella Akkari Klimeck  com  foi eleita com doze votos ficou como suplente de Mariana e Janaina de Fátima Rodrigues Leal ficou como suplente de Thais com seis votos; como conselho de classe, o Conselho de Classe Profissional: Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/PR) recebeu vinte e três votos e ficou eleito como titular, o Conselho Regional de Psicologia (CRP/PR) recebeu  dezesseis votos e foi eleito como suplente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) recebeu quinze votos e não irá compor o Conselho.

As eleições ocorreram em cédula previamente elaborada e de forma secreta.