A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), alerta os usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para risco de golpe.

De acordo com informações, alguns beneficiários relataram que receberam a visita de um homem que se identificou como funcionário do CRAS, solicitando informações pessoais, números de documentos e número do benefício. Esse homem foi visto em um carro vermelho e usava crachá de identificação falso.

A SMAS orienta que todas as visitas realizadas por suas equipes são em carro oficial devidamente identificado, e que os profissionais não solicitam número de benefícios, pois é uma informação que já consta no Cadastro Único, ou outros meios de registro de informação.

É importante que os beneficiários do BPC não forneçam informação pessoal a pessoas desconhecidas, pelo risco de fraudes, empréstimos indevidos ou outros tipos de golpe.

O BPC é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (R$ 330 por pessoa) e o benefício pode ser requerido através do CRAS.

Dúvidas em relação as atividades dos CRAS, podem ser esclarecidas pelos telefones.

CRAS Monte Alegre: 3904-1556 ou 3904-1499

CRAS Cidade Nova: 3904-1622 ou 3904-1561

CRAS Rio Alegre: 3904-1593 ou 3904-1643

Faça seu comentário!