O Município de Telêmaco Borba por meio da  Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), representada pelo secretário da Pasta, Cleverson Silva dos Santos, pelo coordenador do Cadastro Único do Município, Márcio Alexandre Domingues e pelas representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), as assistentes sociais, Adriana de Araujo Proença e Jéssica Emanuele Martins Lopes, participou do Seminário Macrorregional da Gestão Intersetorial do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil – PAB.

O evento ocorreu nos dias 31 de maio e 01 de junho, na cidade de Curitiba e foi organizado pela Coordenação Estadual Intersetorial do Programa Auxílio Brasil - CEIPAB/PR, da Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho – SEJUF/Paraná.

O Seminário Macrorregional apresentou como objetivo principal, propiciar espaços de atualização, reflexão e discussão referente ao Programa Auxílio Brasil - PAB, o qual substitui o Programa Bolsa Família, destacando a necessidade do fortalecimento das ações intersetoriais na execução/gestão municipal do recente programa de transferência de renda federal implantado, abrangendo também as ações do Cadastro Único.

Os 399 municípios do Paraná serão capacitados gradativamente através dos seminários macrorregionais da Gestão Intersetorial do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil – PAB.

No evento dos dias 31/05 e 01/06, participaram representantes de 54 municípios, pertencentes aos Escritórios Regionais de Ponta Grossa, Curitiba e Paranaguá.  

O secretário municipal de Assistência Social, Cleverson, compôs a mesa de autoridades e representou os gestores municipais de Assistência Social. Segundo ele, “o seminário macrorregional esclareceu dúvidas quanto as regras para execução do Programa Auxílio Brasil e estabeleceu como necessária a intersetorialidade entre as políticas de Assistência Social, Saúde e Educação, que acompanham as condicionalidades do referido programa e definiu a importante participação do Conselho Municipal de Assistência Social e demais conselhos de direitos no processo de monitoramento e diálogo permanente”.

Cleverson ressalta ainda sobre a realidade de Telêmaco Borba, onde a política de Assistência Social é prioridade para a atual gestão municipal, fator essencial para o melhor atendimento aos usuários e garantia de direitos socioassistenciais.  

De acordo com a base de dados do mês de março de 2022 do Cadastro Único do Município de Telêmaco Borba, estão cadastradas 6.401 famílias, o que corresponde a 17.928 pessoas. Destas, de acordo com a folha de pagamento do mês de maio de 2022, são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, 1.958 famílias.

Faça seu comentário!

Ação Organização

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

Boletim COVID-19