O Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ) desenvolveu, nas semanas de 18 a 29 de outubro, atividades sobre alimentação e sua importância na adolescência.

A temática se fez oportuna devido perceber a dificuldade na identificação e aceitação de alimentos saudáveis por parte dos adolescentes em seus momentos de refeição no CCAJ.

Diversas atividades foram desenvolvidas como a construção de uma “pirâmide alimentar” que mostra a divisão dos alimentos em oito grupos e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada, ou seja, dar preferência a cereais, verduras, frutas e legumes e evitar exageros com frituras, doces e alimentos industrializados.

A aplicação de uma dinâmica com os adolescentes, que de olhos vendados, tiveram que descobrir, através do tato, olfato e paladar, quais alimentos estavam experimentando. Finalizando com roda de conversa sobre impressões e sensações.

A confecção de quadro comparativo através de desenhos entre preferência de alimentos saudáveis e não saudáveis.

O jogo de tabuleiro realizado em duplas com informações sobre alimentos saudáveis.

Apresentação de slides sobre o projeto Feira do Bem da prefeitura, explicando o que é, o cronograma de dias e horários e os materiais recicláveis que podem ser trocados por frutas e legumes.

A construção de uma horta suspensa no espaço do CCAJ. Os adolescentes trouxeram de suas casas mudas de hortaliças para plantio.

No Cine Fórum apresentação do filme “Professor Aloprado”, uma reflexão sobre os cuidados da alimentação saudável sem uso de medicamentos que podem trazer riscos à saúde.

Em paralelo aconteceram outras atividades como o Projeto Religiosidade com a interação dos voluntários Aline e Thais.

Os professores de esporte e recreação apresentaram slides e vídeos sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) e alimentação saudável, com posterior pesagem, medida de altura e preenchimento de dados de cada adolescente e seu IMC.

A Ong Amahteb doou para o espaço do CCAJ mudas de árvores através do projeto Plantando Memórias contribuindo para arborização e preservação do meio ambiente.

Palestra sobre o Estatuto do Servidor da Prefeitura e trabalho em equipe para funcionários dos SCFV, ministrado por Alexandre Medeiros e Claudine Hentges do Recursos Humanos (RH).

Roda de conversa com a equipe do CCAJ e modos de transformação com a pedagoga Andréa.

Faça seu comentário!