O CCAJ – Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude explorou com seus adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), durante o período de 05 a 15 de outubro, o tema: “Maria vai com as outras” – Construindo nossa própria identidade.

Com essa temática objetivou-se que os adolescentes pudessem refletir sobre sua identidade; valorizar-se diante de situações que precise fazer escolhas; saber e analisar de forma crítica amizades e influências; e entender que cada pessoa possui sua própria identidade, sua opinião e que não se pode fazer as coisas que os outros fazem sem pensar, questionar se isso é bom ou não para ele.

Procurando alcançar os objetivos propostos, os educadores desenvolveram algumas atividades, tais como: o mestre e espelho; apresentação em slides; construção do mural “Nossa identidade”. Foram produzidas cartas pelos adolescentes pensando ele como individuo hoje e como se projeta para o futuro, após as cartas foram acondicionadas em uma “cápsula do tempo”, sendo enterrada no espaço do CCAJ onde futuramente esta atividade será retomada.

No Cine Fórum foi exibido o filme: Nerve, que retrata a história de uma garota comum, que após discussão com sua até então amiga, resolve provar que possui atitude e decide se inscrever no jogo: Nerve. Um jogo on-line que se faz necessário realizar tarefas ordenadas pelos próprios participantes, ao final realizou-se uma reflexão sobre o filme em roda de conversa sobre deixar-se influenciar por todas outras pessoas e até onde essas atitudes podem ajudar ou prejudicar os adolescentes.

Realização do jogo Maria vai com as outras. História de Maria vai com as outras de Silva Orthof. Pesquisa no laboratório de informática sobre a origem do nome e após roda de conversa sobre quem escolhe o nome e seu significado.

Em atividades de esporte e recreação, professores trabalharam com os adolescentes sobre o basquetebol, sua história, regras e iniciação da prática. Desenvolveram atividades em sala e quadra, com adaptações para inclusão do adolescente William que possui necessidades especiais.

Em paralelo ao SCFV está acontecendo no CCAJ, toda terça e quinta, o curso de aperfeiçoamento profissional, de forma remota, uma parceria entre Prefeitura e Sesi – Serviço Social da Indústria.

CCAJ é administrado pela Prefeitura de Telêmaco Borba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).