A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem várias ações previstas para este mês em alusão ao Agosto Lilás, que é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Estão sendo feitos vários materiais de divulgação, como vídeos institucionais, busdoor, materiais de divulgação, entre outras ações de publicidade que ocuparão todo o mês de agosto, ressaltando o tema: “Se tem violência conta a mulher, a gente mete a colher!”.

Para consolidar a data, também foram iluminados com a cor lilás alguns prédios públicos como: Cruzeiro, Paço das Araucárias (sede da Prefeitura), Secretaria Municipal de Educação e Centro Integrado de Segurança (CIS).

Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está articulando atividades para todo o mês. Inclusive a psicóloga, Bruna Javorski, estará nos dias 05 e 06 de agosto realizando no Simpodi do IFPR um minicurso sobre o atendimento do CREAS para as pessoas vítimas de violência doméstica.

Na semana seguinte, a partir do dia 09 de agosto serão visitados os setores da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde as servidoras receberão orientações sobre as formas de violência contra a mulher.

No dia 23 de agosto será realizado um webnario com a rede de atendimento (UBS, UPA, hospitais e demais serviços de saúde) para falar sobre a importância da notificação e do encaminhamento das mulheres vítimas de violência.

CRAS

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) produziram três vídeos para serem divulgados nos CRAS: Cidade Nova, Monte Alegre e Rio Alegre e também através das mídias sociais, nas três primeiras semanas do mês de agosto, informando sobre a Lei Maria da Penha, bem como, as formas de violência contra a mulher e os canais de denúncia.

Os CRAS entregarão folders referentes à Campanha em suas unidades, no CREAS, outros serviços da SMAS e Unidades Básicas de Saúde. Também serão entregues pelos CRAS e CREAS lembrancinhas às mulheres que passarem por atendimento nesses serviços durante o mês de agosto.