A Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Defesa Civil, continua fazendo abordagens às pessoas em situação de rua. Motivados pelo grande frio que tomou conta da cidade, no dia 28 de julho foram feitas ações para amenizar o sofrimento de quem está na rua. Neste dia foram doados 20 cobertores, distribuída alimentação e também orientadas pessoas sobre a utilização do albergue.

As ações vêm desde 01 de julho, quando diante do início do período de frio intenso, a SMAS, através do CREAS Samuel Klabin intensificou o Serviço Especializado em Abordagem de Rua, o qual passou a ser realizado de forma contínua, de segunda a domingo, com a cobertura de 24 horas por dia.

O Serviço Especializado em Abordagem de Rua possui como objetivo a realização de busca ativa, identificação, atendimento, acompanhamento e intervenções com a população em situação de rua e/ou trânsito no Município.

Dentre as principais intervenções pontuais realizadas pela equipe de abordagem, estão a orientação, oferta e encaminhamento do usuário em situação de rua para utilizar-se do Albergue Municipal, além da concessão de roupas, agasalhos, cobertores e alimentação, que são disponibilizados no caso de negativa do usuário em relação ao serviço do albergue.

Ademais, além do atendimento pontual na identificação das pessoas em situação de rua, a equipe de abordagem realiza orientação, bem como o encaminhamento do usuário aos serviços socioassistenciais disponíveis, no sentido de buscar auxiliar o mesmo no processo de saída das ruas, tais como: encaminhamento para comunidades terapêuticas, encaminhamento para tratamento clinico de álcool e drogas através do CAP´S, retomada dos vínculos familiares, dentre outros.

ALBERGUE

A SMAS, é responsável pelo Albergue Municipal, o qual trata-se de serviço realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Samuel Klabin, e apresenta como objetivo principal, garantir acolhida a itinerantes que estejam de passagem pelo município, bem como a moradores e pessoas em situação de rua do município, e que se encontram em atendimento/acompanhamento pelo referido serviço.

O Albergue Municipal encontra-se localizado junto a Rua “O Brasil para Cristo”, nº 62 – Centro.  O espaço físico do local dispõe de 12 vagas, contudo, em períodos de alta demanda, mais vagas serão disponibilizadas mediante planejamento da SMAS. Cabe ressaltar que até a presente a data as vagas disponibilizadas são suficientes para a demanda existente.

O albergue municipal conta com equipe exclusiva para atendimento, formada por dois auxiliares de serviços gerais, um vigilante do quadro de funcionários da PMTB e um vigilante contratado todos os dias da semana. Ainda, integram a equipe dois educadores sociais para triagem, avaliação e encaminhamento do usuário.

São ofertados no serviço todos os dias da semana, de maneira ininterrupta: café da manhã, almoço (marmitex), café da tarde e jantar. Além das refeições e pernoite, o serviço ainda disponibiliza aos usuários roupas limpas e chuveiros para banho.

Diante da previsão da chegada de uma onda de frio intensa nessa semana, o Serviço Especializado em Abordagem de Rua está mobilizado e atento para realizar o atendimento de maneira satisfatória a todos as situações.

A SMAS solicita à população do Município de Telêmaco Borba para que, além das situações de pessoas em situação de rua, no caso de identificar famílias em situação de vulnerabilidade e que apresentem necessidade de agasalhos e cobertores que, por favor, entrem em contato com os CRAS – Centros de Referência de Assistências Social, nos seguintes telefones: 3904-1556 (CRAS Monte Alegre); 3904-1561 (CRAS Cidade Nova); 3904-1643 (CRAS Rio Alegre).

Faça seu comentário!