Segundo especialistas, mais uma forte onda de frio deve chegar a Telêmaco Borba nesta semana. E a Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS, através do CREAS Samuel Klabin, vem tomando providências para diminuir o impacto do frio na população de rua.

No dia 01 de julho, diante do início do período de frio intenso, a SMAS, através do CREAS Samuel Klabin intensificou o Serviço Especializado em Abordagem de Rua, o qual passou a ser realizado de forma contínua, de segunda a domingo, com a cobertura de 24 horas por dia.

O Serviço Especializado em Abordagem de Rua possui como objetivo a realização de busca ativa, identificação, atendimento, acompanhamento e intervenções com a população em situação de rua e/ou trânsito no Município.

Dentre as principais intervenções pontuais realizadas pela equipe de abordagem, estão a orientação, oferta e encaminhamento do usuário em situação de rua para utilizar-se do Albergue Municipal, além da concessão de roupas, agasalhos, cobertores e alimentação, que são disponibilizados no caso de negativa do usuário em relação ao serviço do albergue.

Ademais, além do atendimento pontual na identificação das pessoas em situação de rua, a equipe de abordagem realiza orientação, bem como o encaminhamento do usuário aos serviços socioassistenciais disponíveis, no sentido de buscar auxiliar o mesmo no processo de saída das ruas, tais como: encaminhamento para comunidades terapêuticas, encaminhamento para tratamento clinico de álcool e drogas através do CAP´S, retomada dos vínculos familiares, dentre outros.

ALBERGUE

A SMAS, é responsável pelo Albergue Municipal, o qual trata-se de serviço realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Samuel Klabin, e apresenta como objetivo principal, garantir acolhida a itinerantes que estejam de passagem pelo município, bem como a moradores e pessoas em situação de rua do município, e que se encontram em atendimento/acompanhamento pelo referido serviço.

O Albergue Municipal encontra-se localizado junto a Rua “O Brasil para Cristo”, nº 62 – Centro.  O espaço físico do local dispõe de 12 vagas, contudo, em períodos de alta demanda, mais vagas serão disponibilizadas mediante planejamento da SMAS. Cabe ressaltar que até a presente a data as vagas disponibilizadas são suficientes para a demanda existente.

O albergue municipal conta com equipe exclusiva para atendimento, formada por dois auxiliares de serviços gerais, um vigilante do quadro de funcionários da PMTB e um vigilante contratado todos os dias da semana. Ainda, integram a equipe dois educadores sociais para triagem, avaliação e encaminhamento do usuário.

São ofertados no serviço todos os dias da semana, de maneira ininterrupta: café da manhã, almoço (marmitex), café da tarde e jantar. Além das refeições e pernoite, o serviço ainda disponibiliza aos usuários roupas limpas e chuveiros para banho.

Diante da previsão da chegada de uma onda de frio intensa nessa semana, o Serviço Especializado em Abordagem de Rua está mobilizado e atento para realizar o atendimento de maneira satisfatória a todos as situações.

A SMAS solicita à população do Município de Telêmaco Borba para que, além das situações de pessoas em situação de rua, no caso de identificar famílias em situação de vulnerabilidade e que apresentem necessidade de agasalhos e cobertores que, por favor, entrem em contato com os CRAS – Centros de Referência de Assistências Social, nos seguintes telefones: 3904-1556 (CRAS Monte Alegre) ; 3904-1561 (CRAS Cidade Nova); 3904-1643 (CRAS Rio Alegre).

 

 

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba