As gestantes e jovens mães de Telêmaco Borba que fazem parte do Projeto Jovem Mãe, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Mundo Melhor (Grupo Mercadomóveis) estão utilizando o espaço do Centro de Convivência da Juventude (CCJ) para a realização das atividades.
Na quinta-feira (11) foi realizado o encontro mensal com as jovens mães no CCJ. Este é o primeiro encontro que esta sendo realizado, após o estabelecimento de uma parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SMAS).

O novo local agradou as participantes. Suelen Teixeira Viana, participante do projeto "Jovem Mãe" está no projeto há um mês, e fala que o espaço é bom e que já aprendeu muita coisa. "Nós temos palestras que nos ajudam a tirar dúvidas e aprender coisas, não só sobre o bebê como muitas pensam", relata. Ela disse que pretende continuar participando dos cursos oferecidos pelo projeto no ônibus "Expresso Mundo Melhor". "Eu ainda preciso conhecer mais sobre os cursos e ver aquele que mais me agrada", disse.

A coordenadora do CCJ, professora Mara Rita Lemes Zattoni, comentou que a parceria é muito importante, pois é mais acesso de jovens, além de oportunizar as interessadas a participação nas oficinas oferecidas no Centro. "Temos 12 oficinas que elas poderão participar", acrescentou. Ela citou que atualmente o CCJ tem 328 jovens matriculados e atende também os participantes dos programas Liberdade Assistida, Adolescente Cidadã e Socioeducativo.

Para uma das coordenadoras do projeto "Jovem Mãe", a enfermeira Marla Santos, a parceria para utilização da infraestrutura do CCJ, trouxe mais conforto às jovens mães. "Aqui temos espaço para realizarmos as oficinas de artesanato, é mais arejado e as crianças ficam em uma sala enquanto as mães participam do projeto", frisou.

Nos próximos meses, o Projeto reunirá as mães nos dias 8 de novembro e 13 de dezembro.
Ao final do encontro foram oferecidos brindes às participantes e uma das jovens do projeto, ganhou um enxoval para o seu bebê, tendo em vista que seu parto esta previsto para a próxima semana. Segundo Aroldo kulcheski, da SMS, os brindes incentivam as jovens a participar das atividades.

CCJ

O Centro da Juventude atende jovens de 12 a 18 anos e funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30. A equipe técnica é formada por coordenadora, psicóloga, assistente social, pedagogo, secretária e educadores.

Para participar das atividades, os interessados devem procurar a secretaria para a matrícula. Cada jovem pode se inscrever em quatro oficina das 12 disponíveis (natação, esportes, informática teatro, audiovisual, técnico vocal, biblioteca, dança, artesanato, capoeira, muay thai e coral.

 

Faça seu comentário!