“Para ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho. Crianças não têm trabalho, não... não ao trabalho infantil”.

Com a força desse refrão da música “Sementes”, tema da campanha nacional contra o trabalho infantil nos anos de 2020 e 2021, sendo este o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.

O Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho (Tribunal Superior do Trabalho - TST), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a Organização Internacional do Trabalho e as Nações Unidas (ONU) se mobilizam pelo bem do futuro de todas as crianças e adolescentes, com o lema: “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”, o Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ) abordou com seus adolescentes o tema durante a semana de 07 a 11 de junho.

Com base neste tema objetivou-se que os adolescentes pudessem compreender sobre trabalho infantil e exploração do trabalho infantil, que soubessem diferenciar trabalho infantil de atividade infantil, assimilar o porquê quando criança e/ou adolescente é importante estudar e brincar e não trabalhar (sequelas, danos psicológicos e físicos) e entender o porquê como menor aprendiz se pode trabalhar, usando como exemplo a Guarda Mirim de Telêmaco Borba.

Os educadores, de forma remota, exploraram vídeos, promoveram reflexões e debates com os adolescentes. Estes foram convidados a descrever o que compreenderam sobre o tema através de texto, áudio ou desenho.                                      

Em paralelo, professores de educação física trabalharam com os adolescentes sobre as Olímpiadas de Tóquio para que os mesmos pudessem conhecer sobre a história dos Anéis Olímpicos e o instrutor musical desenvolveu atividade sobre o estilo musical Rock In Roll, onde os adolescentes puderam desafiar o instrutor enviando sua música preferida para que o educador transformasse em ritmo de Rock in Roll .

Saiba mais sobre os anéis olímpicos ao ver o vídeo: clique aqui.

Acompanhe o vídeo - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil produzido pelo CCAJ - assista

Veja algumas atividades consideradas como trabalho infantil: acessse

E Para denunciar o trabalho infantil disk 100 de forma anônima e gratuita ou também no Conselho Tutelar 3904-1618, Ministério Público do Trabalho 3272-3573.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba