A Administração Municipal, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com a anuência da Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, apoio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Sociedade Civil lançam o Programa de Apadrinhamento Afetivo "CIRANDA".

Trata-se de uma ação que envolverá a participação da sociedade civil de forma que esta, por meio de pessoas que desejem contribuir, "apadrinhando" crianças e adolescentes que se encontram nas Instituições de Acolhimento da Municipalidade, de modo a possibilitar a formação de vínculos afetivos que permitam a inclusão destes em contexto familiar após avaliação técnica com critérios previamente estabelecidos.

O objetivo principal é proporcionar experiências e referências, tanto familiares quanto comunitárias, às crianças e adolescentes acolhidos e com possibilidades remotas ou inexistentes de colocação em família substituta.

O lançamento do programa será, dia 13 de dezembro (quinta-feira) às 9 horas, no Auditório Carmem Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação.

O Município dispõe de quatro Instituições de cunho governamental, as quais apresentam em sua essência de trabalho o acolhimento institucional de crianças e adolescentes desassistidos e/ou expostos a situações adversas de risco pessoal e social, entre outras situações que caracterizam violação de direitos, encaminhados sob Medida de Proteção pela Vara da Infância e Juventude, Ministério Público ou Conselho Tutelar. São as Instituições: Casa Lar Vida Nova (Casa Lar I), Casa Lar Novo Amanhã (Casa Lar II), Abrigo Transitório Feminino e Abrigo Transitório Masculino.

Tipos de Padrinhos:
Com base nestas considerações, o Programa de Apadrinhamento "CIRANDA" estabelece três tipos de padrinhos, sendo: padrinho provedor, afetivo e prestador de serviços.

Padrinho provedor é aquele que dá suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos, entre outros, ou com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva e até mesmo com uma contribuição mensal em conta poupança.

Padrinho afetivo é aquele que visita regularmente a criança ou o adolescente, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando a promoção social e afetiva e revelando possibilidades de uma convivência familiar e social saudável, que gere experiências gratificantes.

Padrinho prestador de serviços, consiste no profissional liberal que se cadastra para atender as crianças e adolescentes participantes do Programa, conforme sua especialidade de trabalho, independente de sua formação escolar.

Desta forma, o Programa de Apadrinhamento "CIRANDA" visa encaminhar a possibilidade de pessoas assumirem responsabilidades como padrinhos e madrinhas de fato de crianças e adolescentes acolhidos nas Casas Lares e Abrigos Transitórios da Municipalidade.