O Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ) trabalhou, esta semana, de maneira remota, com os adolescentes e jovens inscritos, na instituição o tema: Combate ao Tabaco, sob o lema “Apague esse mal”.

O tabagismo está associado: imitação do comportamento de grupo; amigos e familiares tabagistas; meios de comunicação; fácil acesso; controle de ansiedade; controle de peso e chamar a atenção dos familiares.

Na abordagem foram apresentados os produtos que são usados para a confecção do cigarro.

São eles: amônia (também usada em produtos para desinfetar banheiros), acetona (usada para remover esmaltes e tinta), arsênico (inseticida), cianeto (veneno usado nas câmaras de gás, durante a 2ª Guerra Mundial), tolueno (solvente industrial), butano (gás de isqueiro), monóxido de carbono (gás emitido na fumaça dos carros), DDT (inseticida), naftalina (usado para matar baratas) e cádmium (usado em bateria de carro).

Fumar x Covid – Especialistas apontam que o uso de cigarros convencionais e eletrônicos, bem como narguilés, como fator de risco para infecção e complicações da Covid-19.

Devido ao comprometimento do sistema respiratório, o fumante tem mais chance de desenvolver os sintomas graves da Covid-19, como dificuldade e insuficiência respiratória; mais chances de contaminação por colocar as mãos em constato constante com a boca. O risco vale também para narguilé, cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido.

Nas atividades foram demonstrados o dinheiro gasto semanalmente, mensal e anualmente com o cigarro. Após, comparar esses valores com o de aparelhos eletrônicos, roupas e outros itens que possam interessar o adolescente.

Um vídeo sobre o tema: 31 de Maio, dia mundial de combate ao fumo, pode ser acessado na página do CCAJ no Facebook, para assistir CLIQUE AQUI .

Sugestões - Filmes que tratam a respeito do tema e que são interessantes para os jovens assistirem: 28 dias, 2000; A corrente do bem, 2000; Bicho de sete cabeças; Diário de um adolescente; Despedida em Las Vegas e Eu, Christiane F., 13anos, drogada e prostituída, 1981.

Tratamento - O CCAJ orienta para quem deseja parar de fumar pode procurar o Ambulatório Municipal de Combate ao Tabagismo, situado na Avenida Edmundo Mercer Junior (antigo SUS), informações pelo telefone 3904-1537.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba