O CCAJ – Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude trabalhou, de 22 a 26 de março, com os adolescentes inscritos, em um primeiro momento sobre Cidadania e ao longo do percurso sobre a cidadania neste período pandêmico que está acontecendo.

A sugestão pedagógica se pautou por meio de algumas questões elencadas para se desenvolver o planejamento dos educadores, tais como: Cidadania tem tudo a ver com solidariedade e respeito, que o lema dos três mosqueteiros: Um por todos e todos por um!

Demonstrar aos jovens que direitos também são deveres. É como uma rua de mão dupla, para que seus direitos sejam respeitados é preciso que se respeite os direitos dos outros. Cada um precisa fazer a sua parte pelo bem de todos.

Entendendo sobre cidadania, num segundo momento buscou-se explorar reportagens para que os adolescentes pudessem se situar da real situação que está se enfrentando referente a Covid no Paraná.

Através das reportagens, relacionar cidadania e algumas atitudes destacadas tais como “lockdown, aglomeração, postura de jogador famoso, fura-filas na vacinação”.

Foi proposto um contraponto dessas com alguns bons exemplos de cidadania.

Mostrou-se que além das grandes empresas e grandes feitos, os adolescentes podem sim fazer sua parte, como procurar manter-se em casa, sair somente se necessário, manter o distanciamento social, higienizar as mãos, usar máscara, evitar aglomerações, orientar os familiares que façam o mesmo.

Professores de Educação Física gravaram vídeos orientando atividades que os jovens podem fazer em casa durante esse período de pandemia.

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba