Aproximadamente 40 adolescentes acompanhados pelo Programa Liberdade Cidadã participaram do exame de acuidade visual, no último dia 30 de julho. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o exame chamado de teste de Snellen foi aplicado com o objetivo de triar os adolescentes para encaminhá-los à consulta oftalmológica, em caso de alguma alteração.
O exame também está sendo aplicando nas escolas públicas dentro do Programa Saúde na Escola (PSE) que é coordenado pelas secretarias de Saúde e Educação.
O teste foi aplicado pela assistente social Bibiana Maria Gil Copetti Santos que pertence ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da SMS.

Também participaram da atividade a equipe técnica do Programa Liberdade Cidadã composta por Adriano de Lima (assistente social), Cristopher Iarosz (educador social), Karina Pereira (psicóloga) e Priscila Godoy (pedagoga).
O Programa Liberdade Cidadã atende adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa. O Programa faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e está vinculado ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).