A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inaugurou nesta quarta-feira (18), o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova (CRAS), no Bairro São João. O CRAS Cidade Nova vai atender a comunidade de 15 bairros totalizando 3.023 famílias georeferenciadas.

O CRAS Cidade Nova tem dois pavimentos para orientações, acompanhamentos e concessão de benefícios eventuais. O espaço conta ainda com brinquedoteca para atendimento das crianças, sala de reuniões, salas para atendimento individualizado, para cadastro, copa e banheiro. A equipe é formada por duas assistentes sociais, coordenador, dois administrativos, motorista e serviço geral.

O novo CRAS será responsável pelo atendimento das comunidades dos bairros do São Silvestre, Área 2, 3, 5, 6, 7, Jardim Alegre, Vila Gomes, Jardim Alvorada, Jardim Adriane, Vila Rosa, Jardim América, Aeroporto, São João e Vila Isabel.
Para o secretário Municipal de Assistência Social, José Carlos Valentin dos Santos, a implantação do CRAS do São João é o coroamento do trabalho da equipe da Assistência Social. "Estamos corrigindo o espaço de atendimento que antes era feito no CRAS Bandeirantes e que agora vai facilitar o deslocamento para mais de três mil pessoas", disse o secretário enfatizando que espera que as pessoas se considerem acolhidas no local.
O coordenador do CRAS Cidade Nova, Cleverson Silva dos Santos, destacou a importância da transferência do CRAS do Jardim Bandeirantes para o São João. "Nós estamos cumprindo o que preconiza o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) que prevê atendimento em áreas com maior vulnerabilidade social", frisou.
Uma terceira unidade de CRAS para atender a região do Rio Alegre foi comentada pelo secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos. "Nós já estamos negociando e temos o compromisso do Governo do Estado para o terceiro CRAS no município para início do ano que vem", anunciou.

A mudança foi realizada com o objetivo de melhor atender aos princípios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) o qual prioriza a descentralização dos serviços, a facilidade de acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais para os usuários, reinstalando o CRAS em região que apresenta e/ou concentra situações e índices elevados de vulnerabilidade socioeconômica.
A presidente da Associação de Moradores do São João, Hilda Aparecida Netto Claro, disse que acompanhava a luta das pessoas que precisam dos serviços do Centro e que tinham que ir até o Bandeirantes. "Agora estamos bem servidos com o CRAS aqui no nosso bairro", destacou.
O vice-prefeito pastor Dã Cortez também destacou a importância do atendimento mais próximo da comunidade. "Era nosso compromisso trazer a Administração para mais perto das pessoas", salientou.
"Mais um passo foi dado e isso demonstra o comprometimento da Administração. Estamos felizes por mais esse trabalho que estamos disponibilizando para essas comunidades", acrescentou.

A chefe regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social Luciana Silvestre, o vereador Hamilton Aparecido Machado (Miltinho), secretários municipais, assessores, presidentes de bairros e comunidade participaram da solenidade de inauguração.

O CRAS Cidade Nova esta localizado à rua Rio Branco, nº 1090, Bairro São João (próximo ao CMEI Cândido Portinari).

Foto: O prefeito Luiz Carlos Gibson falou da importância do CRAS Cidade Nova