O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro,  é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992. O objetivo é despertar uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Na semana de 1º a 4 de dezembro, o CCAJ (Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude) trabalhou de forma remota com seus adolescentes sobre este tema.

De acordo com a coordenadora do CCAJ, a pedagoga Luciandréa Camargo, a proposta foi para que os adolescentes pudessem conhecer os tipos de deficiências, entender o porquê da data e reconhecer que limitações não são obstáculos para a vida das pessoas.

Educadores gravaram um teatro intitulado “O pássaro sem cor” que conta a história de um pássaro que não possuía cor, mas que conforme oportunizava situações de inclusão com deficientes visuais, auditivo e físico, ganhava penas coloridas, tornando-se um lindo pássaro colorido e especial. O vídeo do teatro foi enviado para os adolescentes via grupo no WhatsApp.

Professores de Educação física produziram vídeos com sugestões de atividades adaptadas para alguns tipos de deficiências, de modo que adolescentes pudessem fazer a tentativa da atividade em suas casas.

Instrutor musical enviou um vídeo que relata a história de Jhonatan Bastos – um jovem que nasceu sem os braços e toca vários instrumentos, pois suas dificuldades não o fizeram desistir da vontade de ser músico.

Faça seu comentário!