A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Liberdade Cidadã, realizou no dia 29 de junho a palestra com Ricardo Westphal.

A palestra teve como tema “De Caído à Caido: A Trajetória de um Tetracampeão” e contou com a participação de aproximadamente 65 pessoas, entre servidores, jovens e famílias acompanhadas pelo CREAS e também jovens do Centro de Convivência do Adolescente (CCA).

Ricardo é tetraplégico, possui 32 anos de idade, reside no município de Castro, palestrante, estudante de Psicologia e atua como estagiário no Ambulatório Bom Jesus e também no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Ele conta sua experiência de vida, relatando que em determinados momentos esteve literalmente “caído”, contudo, a partir de sua trajetória de superação seguiu para que a tetraplegia não se tornasse um obstáculo para sua felicidade e para a conquista de seus objetivos, tornando-se o Caido, como é carinhosamente apelidado.

Um jovem apaixonado pelo esporte, que teve em sua caminhada a oportunidade de atuar como técnico de um time de futsal do município onde reside, durante seis anos, tendo o time sido vencedor em campeonatos Paranaenses. Atualmente precisou deixar suas atividades esportivas, pois está se dedicando aos estudos.

A sua vontade de viver o torna um exemplo para a comunidade, dizendo que “a persistência nos leva a permanência”. Conduz sua palestra motivacional sobre o poder das escolhas, diversidades, preconceito, liberdade da condição humana e o próprio sentido da vida.

“Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta!” (Carl Jung). Com esta reflexão, Caido convidou os participantes a olharem para dentro de si e valorizarem o momento presente da vida. Iniciativas como esta se fazem importantes no sentido de ampliar o universo informacional dos jovens, fortalecendo a cidadania, a formação e a construção de projetos de vida.