O Programa Cidade Vigiada, lançado pela Prefeitura de Telêmaco Borba, em março deste ano, rendeu ao município o prêmio Prefeitos Inovadores.

A solenidade de entrega foi durante o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec), realizado na quinta (21) e sexta (22) em Cascavel e teve a participação do prefeito Dr. Marcio Matos.

O chefe de Gabinete Wanderley Carneiro, o chefe da Seção da Vigilância Patrimonial Paulo Teixeira e o servidor analista de sistemas Leandro Ramires também participaram do evento.

O Congresso tratou com prefeitos e gestores públicos soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes e também teve uma feira de serviços apresentando o acesso a soluções que garantam maior eficiência de gestão. Ferramentas para aumento de arrecadação, soluções em nuvem, tecnologias para Segurança, Educação, Saúde, Comunicação, entre outras áreas, estavam disponíveis aos municípios durante o Congresso.

O “Cidade Vigiada” de Telêmaco Borba é um programa voltado a segurança pública e tem o objetivo melhorar a segurança dos espaços públicos e consequentemente da cidade através de monitoramento, inteligência e ostensividade.

Na primeira etapa do programa serão investidos R$ 560 mil em 700 câmeras que abrangem 70 pontos da cidade divididos em locais de acesso restrito, como escolas, CMEIs, seções, UBS, entre outros, e também de acesso público, como praças, logradouros.

A primeira medida foi a instalação de 400 câmeras, divididas entre 40 unidades escolares na cidade. A primeira unidade a receber as câmeras foi a Escola Municipal Paulo Freire, no Jardim Progresso (Área 6).

A implantação da Guarda Patrimonial foi a segunda etapa e consiste num novo modelo de vigilância, diferente do atual, onde o vigilante atua de forma estática e isolada no ambiente de trabalho. A Guarda Patrimonial é um modelo que potencializa a vigilância com presença ostensiva e com foco na prevenção de delitos.

São 34 servidores, sendo um coordenador, quatro responsáveis pelas instalações e manutenções dos equipamentos do sistema de videomonitoramento, oito na central acompanhando às imagens e observando o ambiente urbano e 21 na ronda motorizada realizando patrulhamento preventivo e ostensivo.

Terceira Etapa

A terceira etapa está em andamento e consistirá na aquisição de softwares inteligentes que auxiliarão o sistema de videomonitoramento, antecipando e também identificando possíveis situações de conflito ou criminalidade.

Esse sistema poderá ser utilizado pela Guarda Patrimonial e também pela Polícia Militar, Polícia Civil e TBTran, num modelo de “Muralha Virtual” que trabalha na prevenção e também oferece informações para a investigação de crimes. Serão programas de alta tecnologia que permitem reconhecer modelos e placas de veículos, facilitando o trabalho das instituições de segurança.

Quarta Etapa

A quarta etapa é a criação do Centro Integrado de Segurança, onde ficará a central de videomonitoramento e a sede da Guarda Patrimonial. O Centro funcionará onde estava instalada a Concessionária Ford Fancar. A intenção é que o local integre serviços da Guarda Patrimonial, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e TBTran.

O local servirá também para que a Polícia Militar acompanhe o videomonitoramento se adiantando a possíveis crimes e reprimindo com agilidade, caso aconteça. Já o TBTran poderá monitorar o andamento do trânsito na cidade.

Última Etapa

A última etapa é a instalação de Bases de Apoio à Segurança em oito pontos que abrangerão diversas áreas da cidade.

Todas as etapas deverão estar funcionando plenamente até dezembro do ano que vem. Ao todo serão investidos cerca de R$ 6 milhões, sendo parte de recursos próprios e da Caixa Econômica Federal, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Para o prefeito Dr. Márcio Matos o prêmio é o reconhecimento da importância do “Cidade Vigiada”. “Estamos investindo na segurança com um projeto inovador que envolve as polícias Civil e Militar na prevenção da criminalidade. É um programa complexo, que demandou muito estudo. Investiremos substancialmente em inteligência e tecnologia para que possamos inibir a criminalidade e criar um ambiente mais seguro para nossa população”, destacou.

Confira a relação dos Prefeitos Inovadores 2019

Apucarana – Investimento em Tecnologias na Educação