A vice-prefeita, Rita Araújo, participou na manhã de quinta-feira (04) da inauguração do Escritório de Compras Públicas, fruto da parceria entre a Prefeitura de Telêmaco Borba, Sebrae/PR e Acitel. Inclusive, o escritório ficará na sede da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba.

A vice-prefeita destacou a importância da sensibilização do empresário local para que participe das licitações do município. “É um processo que tem burocracia, porém o escritório vem para sanar essas dúvidas. Nós temos uma prefeitura que paga corretamente e queremos incentivar o empresário local a vender para nós, pois assim o dinheiro circula em nossa cidade, o nosso comércio lucra, enfim, todos ganham”, destacou.

A presidente da Acitel, Taty Lima, enfatizou a sua felicidade em estar presidente da Associação neste momento de inauguração. “É um prazer e satisfação inaugurar esse escritório. É uma parceira que vem acontecendo há tempos. Hoje estamos plantando uma semente, que vai fomentar os negócios na cidade. Saibam que estamos disponíveis para ajudar e com muta vontade de trabalhar”, alegou.

A gestora de Políticas Públicas do Sebrae, Fabiola Cristhine Costa, apresentou números e gráficos apontando que o empresariado de Telêmaco Borba pode ganhar vendendo para a Prefeitura. “Dos R$ 93 milhões usados para compras, apenas R$ 35 milhões ficou com empresários daqui. Nós queremos contribuir nos processos e dar oportunidade aos empresários locais participar das licitações”, explicou.

ESCRITÓRIO

Antigamente, a licitação pública era vista como um procedimento complexo, porém, com a simplificação dos processos, o uso de sistemas eletrônicos e a implementação de leis favoráveis às micro e pequenas empresas, ela se tornou um novo canal de negócios. O Escritório de Compras Públicas, uma iniciativa do Sebrae surge como um ponto de apoio e orientação para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) interessadas em fornecer para o setor público.

Além de promover a participação das MPEs, esse escritório também fortalecerá a transparência nos processos de aquisição de bens e serviços, contribuindo para um ambiente de negócios mais justo e equitativo.

Com uma quantidade expressiva de MPEs em Telêmaco Borba, muitas pessoas têm interesse em expandir seus negócios, mas podem não estar familiarizadas com os processos de participação em licitações públicas.

O Escritório vem para simplificar esse processo e orientar o empreendedor em como vender ou prestar seus serviços para o Poder Público.

Importante salientar que a prefeitura possui a Lei Municipal 2126/2015 para fomentar as compras sempre em parceria com Acitel e Sebrae.

Faça seu comentário!