O Arquivo Público Municipal receberá entre os dias 15 e 19 de maio, servidores públicos municipal participantes das comissões permanente e setoriais de avaliação de documentos, além de convidados dos poderes Executivo e Legislativo, para um curso de capacitação em Gestão Sistêmica de Documentos Públicos.

O curso faz parte do incentivo da Secretaria Municipal de Administração em formar avaliadores de documentos públicos. O secretário, Izomar Pucci, enfatiza que esta ação visa capacitar os servidores a propor a eliminação de processos e documentos destituídos de valor probatório e informativo, e recolhimento daqueles de interesse histórico para formar o patrimônio arquivístico e desenvolver a memória institucional, no âmbito da Prefeitura de Telêmaco Borba.

O chefe da Divisão de Administração, Amauri Pukanski, que recentemente assumiu a presidência da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD, reforça que os módulos da capacitação, que ficará a cargo do professor Luiz Fernando Duarte de Almeida, preveem apresentar os conceitos básicos arquivísticos e a relação com os sistemas de preservação e difusão de acervos, além de apresentar as leis que definem política; legislação que versa sobre prazos prescricionais, aspectos administrativo, histórico e jurídico.

“Vamos trabalhar na criação de instrumentos de governança dos processos de eliminação e recolhimento de documentos públicos e assim garantir a padronização, efetividade, legalidade e formação contínua da memória institucional”, finaliza Pukanski.

Faça seu comentário!