O Museu Histórico Municipal (MHM) em parceria Grupo Escoteiro Monte Alegre (GEMA) realizou no sábado (26), na Casa das Artes, a primeira edição do evento “Uma noite no museu”.

O intuito da ação foi proporcionar aos lobinhos, integrantes do Grupo escoteiro, um acampamento diferente dos habituais, o qual proporcionou, além das atividades já propostas no GEMA, oficinas sobre memória e história.

Os escoteiros (lobinhos) foram recepcionados no hall do MHM na noite do dia 26 e tiveram as boas-vindas no espaço do MHM, entre outras atividades como esquete, fogueira, roda de conversa e o teatro de sombras.

Já para a manhã domingo (27), a alvorada e o culto foram realizados nos jardins da Casa das Artes, assim como a Iboa (bandeira) com seu hasteamento no deck da Casa das Artes.

“Foi uma ação com muito aprendizado e superou as expectativas sob o viés da interação dos lobinhos a respeito das regras de funcionamento do museu, assim como a interatividade nas oficinas sobre memória e confecção de instrumentos para o teatro de sombras”, comenta a técnica em artes e cultura, Adriana Andrade.

Para o secretário de Cultura e Esportes, Fabricio Flores, o evento foi mais uma das ações do Museu com intuito de proporcionar acesso ao público o qual possui muitos munícipes que não tem o conhecimento sobre a existência do espaço do MHM que fica situado na Casa das Artes.

A turismóloga Leticia Ribinski, responsável pelo espaço da Casa das Artes, comenta que essa oportunidade de conhecer um pouco da história do município de Telêmaco Borba, através dos objetos em exposição e das ações promovidas pelo MHM, somente agrega aos que passam pela visitação ao espaço. E a Casa das Artes vem demonstrando que comporta eventos para todos os públicos. E que a parceria entre Casa das Artes e MHM é importante para proporcionar ações para a comunidade e para os turistas.

A presidente do Grupo Escoteiro Monte Alegre, Patricia Dutra Lopes Alves, avalia o evento como incrível. “Uma experiência maravilhosa para os nossos lobinhos, são crianças de 6 e meio a 11 anos, que ficaram encantados com a oportunidade e o aprendizado que tiveram. Nosso agradecimento a Prefeitura, fundamental para que esse evento saísse perfeito.Com certeza, mais uma vez, conseguimos criar lindas memórias para as crianças”, afirmou.

O GEMA conta hoje com um efetivo de aproximadamente 70 membros, entre diretores, escotistas e crianças e jovens distribuídos nos ramos lobinho e lobinhas (7 a 10 anos e meio), escoteiros e escoteiras (10 anos e meio a 15 anos) e sênior (15 a 18 anos).

O Grupo contou com a participação, da presidente e assistente de alcateia Patricia, Luis Eduardo Alves, vice-presidente e assistente da alcateia , Sidnei Pinheiro da Cruz Junior, chefe de sessão da alcateia e Marcela Bernardes, assistente da alcateia.

Patricia agradece a chefe Rayane, assistente da tropa Sênior, e ao chefe Lelo, diretor de métodos e chefe de sessão da tropa Sênior, que por trás dos bastidores ajudaram na logística dessa atividade.

O Grupo Escoteiro Monte Alegre completou no dia 1º de novembro de 2022, 65 anos de sua fundação e é o grupo mais antigo do Paraná em atividades ininterruptas.

A organização da primeira edição de “Uma noite no museu” agradece o apoio da Casa das Artes, SMCER, Guarda Patrimonial, Secretarias Municipais de Assistência Social e a de Obras, a equipe da marcenaria e da Feira do Bem.

Faça seu comentário!