O Conselho Municipal de Educação reuniu-se na quarta-feira (29), no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, para a quinta reunião ordinária deste ano. A pauta trouxe os seguintes assuntos: abertura de Sessão; apresentação da pauta; leitura da Ata anterior; encaminhamentos para a IX Conferência Municipal de Educação; socialização das Câmaras Técnicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental; e encerramento da Sessão.

As Câmaras seguem com estudos para a construção de deliberações e encaminhamentos para o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CMEJA.

A IX Conferência Municipal de Educação foi dialogada pelo Conselho Pleno, estando prevista para acontecer no segundo semestre de 2022. A Conferência irá avaliar o Plano Municipal de Educação 2015-2025: Educação de Qualidade da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, que se encontra no seu sétimo ano de execução. Diante do contexto pandêmico e do cenário educacional nacional, o monitoramento aponta muitos desafios para o cumprimento das 21 metas e 218 estratégias.

O Conselho Pleno discutiu sobre as necessidades evidenciadas pela educação municipal, enfatizando a urgência de ações e encaminhamentos para a garantia da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos.