A Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBtran) está realizando as vistorias dos táxis que circulam em Telêmaco Borba. Os motoristas devem apresentar os veículos do nº 1 aos nº 21, no horários das 8 às 11h30, e os veículos do nº 22 ao nº 43 das 13 horas às 17h30.

A vistoria estabelece as normas a serem seguidas e apresentadas. O motorista deverá apresentar em original para arquivo eletrônico do Órgão Municipal de Trânsito a Carteira Nacional de Habilitação, Documento do veículo (CRLV), Alvara Definitivo 2020 e Apólice de Seguro para passageiros.

Do veículo serão verificados a Plotagem, Caixa Luminosa com a palavra “TAXI” sobre o teto e o Taxímetro com impressora aprovado pelo INMETRO com característica para operação do serviço.

Os taxistas que já estejam com os documentos e as condições do veículo poderão comparecer antes da última data para realizar a vistoria na TBtran (Avenida Prefeito Cacildo de Arpelau, 490 - Terminal Rodoviário).

O chefe da Divisão de Trânsito, Jorge Luiz Vella Junior, explicou que a partir do mês que vem todos os veículos que prestam serviço de táxi em Telêmaco Borba realizarão a cobrança através do Taxímetro. E que o usuário deverá solicitar sempre o comprovante da corrida para maior transparência na utilização do serviço. “Agora o munícipe e os nossos visitantes saberão quem são os taxista do município, que terão carro prata, com plotagem nas cores do município e que realizam a cobrança de forma justa e transparente”, ressaltou.

O chefe da Divisão enfatizou que a partir de agora os munícipes terão condição de consultar quem são os taxistas que estão prestando atividade de forma regular atendendo as Legislações, no portal disponível no site do município. “A medida que os taxistas forem se adequando as exigências, os dados disponibilizados no portal serão atualizados, permitindo assim que os munícipes utilizem somente os veículos que realmente estão aptos a realizarem a atividade”, frisou.

Vella, parabenizou a categoria dos taxistas e considerou que as medidas adotadas significam um avanço para toda a cidade.

Confira a lista de veículos que já atenderam as exigências aqui

As mudanças realizada no serviços prestado pela categoria foram possíveis através do Decreto n° 25.960/19 de 2 de agosto (publicado em Boletim Oficial n° 1400 de 23 de agosto de 2019) assinado pelo prefeito municipal Marcio Artur de Matos e atende a Lei Federal Lei Federal n° 12.648/11.