A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu na manhã desta terça-feira, 31 de março, da 21ª Regional, um novo lote de vacinas contra a influenza (gripe) para dar prosseguimento  a imunização de idosos e profissionais de saúde em Telêmaco Borba.

De acordo com a enfermeira Cássia Renata Fabrício, coordenadora das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as equipes técnicas da SMS prontamente foram a campo e estão realizando a vacinação em domicílio, exclusivamente aos idosos com 60 anos ou mais.

Cada unidade de saúde fará a vacinação por rua, conforme disponibilidade de vacina.

“Pedimos a colaboração de todos, para que os idosos aguardem em suas residências. A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação das UBSs estão estabelecendo estratégias em conformidade com a quantidade de doses recebidas”, reforça Marlise Marcondes, chefe da Divisão de Saúde Pública.

No primeiro lote disponibilizado de vacina, foram imunizados 4.042 idosos, 56,01% do total estimado em 7.216 (de acordo com IBGE).

Nesse primeiro momento de vacinação, além dos idosos, os profissionais de saúde necessitam ir até uma unidade de saúde para receber a dose única contra a influenza.

O município está recebendo de maneira fracionada as doses de vacinas e houve uma grande adesão na semana anterior. A etapa vai até dia 15 de abril para estes dois grupos.

Este ano a vacinação foi antecipada em razão da Pandemia do coronavírus (COVID-19) e está priorizando o atendimento aos idosos, que são mais vulneráveis ao contágio e as consequências da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça aos pais que a vacinação de rotina das crianças está suspensa até o dia 15 de abril, uma vez que neste momento a prioridade são idosos e profissionais da saúde, que estão no grupo de risco para contaminação do coronavírus (COVID-19).