"Como nasce um empreendimento Cohapar"

Para que um empreendimento da Cohapar seja viabilizado, o primeiro passo é o prefeito enviar um ofício à Companhia solicitando a implantação de casas. A presidência da Cohapar analisa a solicitação e, se aprovada, a diretoria de projetos orienta a prefeitura para que entre em contato com o escritório regional.

Após as orientações do escritório regional, a prefeitura disponibiliza as áreas para avaliação prévia dos engenheiros da Cohapar e da Caixa Econômica Federal. Após a aprovação, a prefeitura disponibiliza os documentos necessários para o cadastramento do projeto.

A Cohapar analisa a viabilidade jurídica, de engenharia e de demanda. Se não for aprovado, o projeto é arquivado. Com a aprovação, a diretoria de administração financeira faz uma análise da viabilidade financeira do empreendimento. Se aprovado, inicia-se projeto arquitetônico e a doação de áreas à Cohapar.

O projeto desenvolvido é entregue às diretorias de projeto, de administração financeira e de obras. Se não estiver adequado para atender às exigências das diretorias ele é refeito e reapresentado. Depois disso, o projeto segue para a aprovação da prefeitura, do escritório regional, da Sanepar, da Copel e do Instituto Ambiental do Paraná - IAP.

Com a aprovação de todos os órgãos, a Divisão de Montagem de Projetos monta o processo que é encaminhado às Diretorias de Projetos, Financeira e de Obras e, depois de analisado é encaminhado para a análise da Caixa.

O próximo passo, após a aprovação da Caixa, é decidir se a modalidade de financiamento será hipoteca ou caução. Se for na modalidade caução, o presidente da Cohapar solicita contrapartida ao Governo do Estado, que precisa liberar os recursos e autorizar o projeto. Depois disso o projeto é encaminhado para a apreciação da presidência e das diretorias. Caso seja na modalidade hipoteca, o projeto é levado diretamente para a apreciação da Presidência e das Diretorias.

A prefeitura e a Cohapar oficializam o contrato e iniciam as obras.

 

 

Venha Conhecer Telêmaco Borba

photo photo photo photo