A II Reunião Regional do Fórum Paranaense dos Secretários e Dirigentes de Turismo – Região Cenários do Tempo / Campos Gerais reuniu autoridades locais, regionais e estaduais para ampla programação de debates e novas ideias focando a população, com benefício cultural, turístico e de desenvolvimento, quinta-feira (3), na Casa do Artesão de Telêmaco Borba.
“Vimos aqui que os poderes Executivo e Legislativo têm interesse na questão que se traduz em melhorias gerais, envolvendo o turismo, bem como a história, a cultura, o comércio e mais progresso para nossa gente”, pontuou a assessora especial da Indústria, Artesanato, Comércio e Turismo, também vice-presidente regional do Fórum, Idever Terezinha Lacerda.
O presidente Regional do Fórum Estadual, Izidro Constantino Guedes, vice-presidente estadual, comentou que Telêmaco Borba dá exemplo de governos inteligentes, com união de esforços entre poderes, lideranças, buscando alternativas de sustentabilidade e crescimento.
Pela Secretaria Estadual e Paraná Turismo, Clemente Consentino Neto, representou Celso Caron e Herculano Lisboa, respectivamente, e citou que a reivindicação de pedidos e ações integradas melhor definem e asseguram políticas públicas eficientes, reais e aplicáveis à população. “Apesar de sermos paranaenses, verificamos que não conhecemos bem nem o Paraná”.
O secretário Geral Sérgio Freitas lembrou que o prefeito de Telêmaco Borba e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Eros Danilo Araújo, é um incentivador. “No nosso município já recebemos a determinação de tentar arregimentar esse importante segmento devido à necessidade de mais desenvolvimento como município produtor e suas inúmeras potencialidades”. Dentre as quais, o turismo religioso, de negócios, ecológicos e ambientais.
O vereador Agenor Rodrigues de Almeida (Teixeirinha) assegurou estar feliz por ver tanta mudança boa para o telemacoborbense e poder colaborar junto com seus colegas do Legislativo. Já, a presidenta da Casa, Fátima Ribeiro, comentou sobre a norma que existe. “Queremos e apoiamos todas ações que resultem em ações positivas e sejam revertidas na melhoria da qualidade de vida de nossa gente, do nosso comércio, indústria, entre outros setores”.
Entre os projetos apresentados chamou a atenção o “Troca Turística”, no qual cada município dos 19 inscritos deverão realizar intercâmbios, apresentando à comunidade suas belezas e inúmeras riquezas, além de produtos, como os que podem ser vistos na Casa do Artesão de Telêmaco Borba. “Nós também chamamos isso de consciência turística”, revelou Idever Lacerda. A cidade pretende ir além do turismo convencional que também será incentivado.

MAIS
Idever lembrou que a próxima visita técnica e Rodada de Negócios deverá ser realizada em Telêmaco, no primeiro semestre de 2010. Até agora já foram realizados encontros em Ponta Grossa, Castro e Tibagi.
Após a abertura oficial, aprovação de atas, discussão e apresentações de projetos, ocorreu almoço, seguido de city tour.