Um grande sucesso de público, shows, rodeios, diversão, negócios, segurança, entre outros. É assim que se pode definir a Expo Telêmaco 2019.

A Exposição, que está na segunda edição, recebeu aproximadamente 100 mil pessoas durante os seis dias da festa, que assistiram shows de renome nacional como Zezé Di Camargo & Luciano, Zé Neto & Cristiano, Jota Quest, Só Pra Contrariar, Padre Alessandro Campos, Gabriela Rocha e Tchê Barbaridade.

Mas não foi somente isso, as pessoas também puderam assistir o rodeio que faz parte da Liga Nacional de Rodeios (circuito Barretos), com um verdadeiro show de montaria em touros, prova dos três tambores e também de humor, com um grande show de fogos que encantou o público presente.  O rodeio teve vencedor André da Cruz Souza, que irá representar nossa cidade na etapa final em Barretos, onde fará sua apresentação empunhando a Bandeira de Telêmaco Borba. Além da montaria, quem foi ao rodeio presenciou um espetáculo queima de fogos, show de humor e a prova dos três tambores.  

Além disso, teve o parque de diversões, praça de alimentação, feira de artesanato, feira de negócios, atividades esportivas, culturais e apresentação dos artistas locais, apresentando uma enorme variedade de atividades, que colocou a Expo Telêmaco no mapa das grandes exposições do país.

De acordo com os organizadores do evento: Osnildo Ribeiro, Oswaldo Tadeu e Paulo Gomes (Tatu), a Expo Telêmaco fez jus às comemorações dos 55 anos de Telêmaco Borba. “Nós ultrapassamos a ideia de uma festa de aniversário da cidade. Nós idealizamos uma exposição que traz diversão, mas também agrega valor e traz investimentos para o município e que divulga o nome da cidade nacionalmente”.

OBJETIVOS

E realmente a Expo Telêmaco é muito mais que shows e rodeio. Tem todo um planejamento em torno, com objetivos, que visam o crescimento e alavancar negócios para Telêmaco Borba.

Entre os objetivos está o estímulo à economia local, com o aumento das atividades no comércio local e a criação de aproximadamente 150 empregos diretos e indiretos. “Nós tivemos pessoas da cidade que trabalharam na exposição com vendas, limpeza, montagem de estruturas, segurança, entre outros serviços que puderam ganhar com a festa”.

Oswaldo Tadeu explicou também que o comércio local lucrou. “Tem quem vendeu insumos, os taxistas ganharam, a rede hoteleira, os mercados, a área de serviços, empresas de filmagem, de decoração. Muita gente indiretamente ganhou com a exposição”, explicou um dos  responsáveis pela festa e também chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal.

Um dos exemplos é o proprietário da Camargo Produções, Márcio Roberto Camargo (Camarguinho), que prestou serviços de filmagem, marketing e divulgação para as empresas Klabin, Sanepar, Fateb, John Deere e Braslumber que tiveram estandes na festa. De acordo com Camarguinho, esse ano seus trabalhos duplicaram em relação a 2018 e ele se mostra otimista para a próxima edição. “Essa festa foi sensacional, estrutura ótima, o que motiva empresas a investirem. Quatro novas empresas me procuraram para prestar serviços para eles ano que vem”, explicou, acrescentando que irá ampliar a estrutura para o próximo ano, gerando emprego e renda.

A Exposição também oferece oportunidades, realizando a aproximação de fornecedores e produtores. E na feira foram vários negócios, com cerca de 40 empresas participantes, como a Paraná Equipamento (PESA – Caterpillar), John Deere, All Hunter, Volkswagen Barigui, José Luiz Colchões, Faculdade Anhanguera, Sanepar, IFPR, Fateb, Klabin, Rede Sul Hospedagens, Senai, Consaúde, Revita, Faculdade Uniasselvi, Braslumber, UniCesumar, Acitel, Colégio Positivo, Power Eletric, Ponsse, entre outros.

As empresas puderam expor seus negócios e também realizar vendas. Um exemplo de otimismo e crescimento da feira é o consultor externo da Pesa Caterpillar, Guilherme Carvalho, que elogiou a feira. Segundo ele, o evento vem crescendo a cada edição. “Nós vemos a cidade crescendo, assim como a Expo. E para nós é importante apresentarmos nossos equipamentos, principalmente na área da madeira. Nós nos preocupamos com a cidade e queremos fazer parte do crescimento da cidade e da Expo Telêmaco”, contou, acrescentando que além de expor produtos, houve sinalização de negócios com a empresa que representa.

Com a vinda de pessoas de outra cidade para Expo Telêmaco, se cumpriu o outro objetivo do evento, que é incentivar o turismo, principalmente na área de eventos e negócios. “Os hotéis e outras empresas lucraram com a pessoas que vieram para a exposição. Nossa expectativa é sermos referência em feira e que as datas próximas ao aniversário de Telêmaco Borba tragam um grande público de fora que venham prestigiar a Expo Telêmaco”, alegou Tadeu.  

 

ARTISTAS E ARTESÃOS LOCAIS

Outro ponto que mereceu destaque foi o Espaço Cores e Sabores. Além da apresentação dos talentos locais no palco Maestro Sirinho e também dos food trucks, os visitantes também se encantaram com o espaço destinado aos artesãos locais, que apresentaram e comercializaram seus artesanatos.

Foram 17 estandes, onde foram apresentados e comercializados os mais diversos tipos de artesanato. O modelo foi aprovado pelos artesãos, que durante a Expo Telêmaco estão tiveram uma grande visibilidade para seus produtos.

“A feira nos dá a oportunidade de vendermos nosso artesanato e também apresentar para pessoas que vem de fora e querem uma lembrança de nossa cidade. Nós temos um bom público, condições de expor nossa arte e nos deram a oportunidade de crescer cada vez mais”, comentou a artesã, Raquel Aparecida Cionek.

A artesã, Daniella Arraes, comentou que essa feira permite expandir as vendas. “Nós fazemos arte de qualidade, com os mais variados produtos. A partir dessa exposição podemos levar nossa arte para outras cidades”, afirmou.

O Palco Maestro Sirinho foi outro diferencial. Os artistas locais e da região tiveram um espaço especial, com um palco e estrutura de primeira, onde puderam apresentar seu trabalho. Segundo Osnildo: “Nós fizemos um local diferenciado e especial, que pudemos ter músicos e apresentações culturais. Foi algo diferenciado, de outros anos. Um espaço planejado que funcionou muito bem e valorizou nossos artistas”.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, elogiou todos os setores da festa, e se mostrou muito contente com os resultados, principalmente na área de segurança, onde nenhum caso de grande gravidade aconteceu. “Nós temos um povo educado, ordeiro e que quer a paz. Nenhuma grande confusão foi registrada e demos exemplo de civilidade. Isso nos motiva a fazermos uma festa ainda maior no próximo ano”, finalizou.

Confira o Vídeo da Festa

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba