Um grande sucesso de público, shows, rodeios, diversão, negócios, segurança, entre outros. É assim que se pode definir a Expo Telêmaco 2022.

A Exposição recebeu aproximadamente 120 mil pessoas durante os seis dias da festa, que assistiram shows de renome nacional como Jorge & Mateus, Daniel, Titãs, Alexandre Pires, Os Serranos, Tony Allysson e Aline Barros.

Mas não foi somente isso, as pessoas também puderam assistir o rodeio promovido pela ACR (Associação dos Campeões de Rodeio), com um verdadeiro show de montaria em touros, prova dos três tambores e também de humor, com um grande show piromusical que encantou o público presente.

Além disso, teve o parque de diversões, praça de alimentação, feira de artesanato, feira de negócios e apresentação dos artistas locais, apresentando uma enorme variedade de atividades, que coloca a Expo Telêmaco no rol das maiores festas do Paraná.

OBJETIVOS

E realmente a Expo Telêmaco é muito mais que shows e rodeio. Tem todo um planejamento em torno, com objetivos, que visam o crescimento e alavancar negócios para Telêmaco Borba.

Entre os objetivos está o estímulo à economia local, com o aumento das atividades no comércio local e a criação de aproximadamente 150 empregos diretos e indiretos. Como pessoas da cidade que trabalharam na exposição com vendas, limpeza, montagem de estruturas, segurança, entre outros serviços.

Com a vinda de pessoas de outra cidade para Expo Telêmaco, se cumpriu o outro objetivo do evento, que é incentivar o turismo, principalmente na área de eventos e negócios. Os hotéis e outras empresas lucraram com a pessoas que vieram para a exposição. A expectativa é ser referência em feira e que as datas próximas ao aniversário de Telêmaco Borba tragam um grande público de fora que venham prestigiar a Expo Telêmaco.

A Exposição também oferece oportunidades, realizando a aproximação de empresas e o público. E na feira 20 empresas participantes, como Fateb, Colégio Dom Bosco, Toyota Toyopar, Barigui Veículos, Wizard, Acitel, Estácio, Winners, Uninter, SESI, Senai, FIEP, Grupo de Escoteiros Monte Alegre, Carrinhos de Rolimã, Nadepar, Grupo Atitude, JB Bernardes, Concrefort, XCMG.

A gerente de Marketing da Fateb, Patrícia Bega, destaca importância de expor a marca da faculdade na festa. “Super importante, pois mostra nossa estrutura física e intelectual. Podemos trazer um pedacinho de cada área da Fateb”, comentou.

O gerente da Toyota Toyopar, Nichollas Hladyszwski destacou a importância de a concessionária prestigiar o evento. “Temos uma marca com mais de 40 anos e essa é mais uma grande oportunidade de divulga-la. Nós estamos numa região rica e exigente. Nossos carros combinam com isso”, destacou.

ARTISTAS E ARTESÃOS LOCAIS

Os artesãos de Telêmaco Borba mais uma vez tiveram espaço na Expo Telêmaco. Foi separado um local onde o artesanato feito na cidade está sendo exposto e vendido. A presidente da Associação Pró-Arte Telemaco-borbense (Aproart), Josane Fátima Andrade Melo, agradeceu pelo espaço que permite mostrar os trabalhos dos artesãos e permite que vendam seus produtos. “Gostei muito da ideia, pois além mostrar nosso trabalho, também gera renda”, comentou.

MUSEU E TURISMO

O Museu Histórico Municipal (MHM) e o setor de Turismo tiveram um espaço especial para mostrar as belezas e também a história da cidade na Expo Telêmaco 2022. Foi criada uma tenda especial com fotos, objetos históricos, exposição de livros, artesanato em fita tusa, tudo feito num ambiente rústico, que remete ao tropeirismo e evidencia ainda mais a história de Telêmaco Borba.

PALCO MAESTRO SIRINHO

O Palco Maestro Sirinho foi outro diferencial. Os artistas locais e da região tiveram um espaço especial, com um palco e estrutura de primeira, onde puderam apresentar seu trabalho. Subiram ao palco 11 cantores: Alesson, Patrick Silveira, Felipe Oliveira, Breno, Gabriel Prado, Wilson José, Danny Wandré, João Henri, Bira, Josiane, e Emerson, além da apresentação dos professores de música da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Clodoaldo e Zaqueu.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, elogiou todos os setores da festa, e se mostrou muito contente com os resultados. “Eu me emocionei, pois mais uma vez pudemos trazer uma grande festa para o nosso município. Uma exposição que atraiu mais de 100 mil pessoas, que festejaram de forma pacífica e organizada. Essa foi a Expo Telêmaco da retomada. Tenho certeza que as próximas serão ainda melhores”, exaltou, agradecendo a todos que participaram e ajudaram a organizar o evento.